
1. 
Antes da declaração de guerra do Brasil aos países do 
Eixo 

 

1.2. 
O poder das palavras 

 Antes do início da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939, o rádio 

já havia se tornado o meio de comunicação de massa mais importante do mundo, 

superando o cinema e os jornais. Entre 1932 e 1937, foram instaladas no Brasil 42 

novas estações, que, somadas às já existentes, totalizavam 63. Durante o Estado 

Novo (1937-1945), o número de aparelhos receptores registrados subiu de 

357.921, em 1939, para 659.762, em 1942.
3
 Nos Estados Unidos, o uso do rádio 

era mais intenso. Em 1937, “cerca de 80% das famílias já possuíam pelo menos 

um aparelho receptor em casa, e milhões de pessoas circulavam com modelos de 

rádios cada vez mais sofisticados em seus carros”.
4
 

 Desde meados dos anos 1930, emissoras de rádio da Europa mandavam 

para o Brasil programações em ondas curtas, em idioma local. A atenção dos 

ouvintes era disputada por estações nacionais e internacionais por motivos 

ideológicos e comerciais. “Entre 1939 e 1945, tanto nos países democráticos 

quanto nos totalitários, o microfone tornou-se uma arma poderosa”.
5
 A Rádio 

Berlim, por exemplo, montou uma programação independente para o Brasil, em 

1936, com séries musicais, notícias e radioteatro
6
.  “Era comum, na época, que a 

colônia alemã, localizada no sul da América Latina, se informasse do avanço das 

forças nazifascistas na Europa, a partir das ondas da Rádio Berlim”.
7
 

                                                           
3
 Silvana Goulart, Sob a verdade oficial. Ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São 

Paulo: Editora Marco Zero, 1990, p.20. 
4
 Sonia Virgínia Moreira, “O rádio nos anos 30 nos EUA: o entorno de ‘A Guerra dos Mundos’”, 

in Rádio e Pânico. A guerra dos mundos, 60 anos depois. Eduardo Meditsch (org.). Florianópolis: 

Insular, 1998, p.103. 
5
 Asa Briggs & Peter Burke, Uma história social da mídia. De Gutenberg à internet, volume III. 

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p.222.   
6
 Carter Anderson, “Nas ondas do Reich”, jornal O Globo, 21/01/2001, cópia on-line:  Pletz – 

Artigos para debater. A Rádio Berlim, entre 1941 e 1942, tinha contrato com 15 emissoras no 

Brasil e mais 25 em toda a América Latina, que reproduziam os programas enviados da Alemanha.  
7
 Luciano Klöckner, O Repórter Esso. A síntese radiofônica mundial que fez história. Porto 

Alegre: EdiPUCRS, 2008, p.19. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



19 

Em boletim de 1937, a Rádio Berlim informava que a Hora Brasileira 

começava às 8h e terminava um pouco depois da meia-noite. Além do noticiário 

econômico, a emissora transmitia obras de Richard Wagner, canções populares 

alemães, “Hora infantil” e “Hora feminina”, entre outros programas.  No folder, 

destacavam-se anúncios de empresas alemães, como  a Telefunken. Em quatro 

capitais, vendiam-se aparelhos de rádio Superheterodyne T 659.
8
  

A Itália também mantinha uma programação em ondas curtas para o 

Brasil: o Ente Italiano per Le Audizione Radiofoniche (EIAR).
9
 O governo 

fascista queria atingir as comunidades de imigrantes, e fez isso por meio das 

ondas sonoras. O slogan da estação era dirigido aos moradores das colônias: 

“Italianos, mantenham a cabeça erguida. Onde existe sangue italiano deve existir 

também o fascismo”. 
10

 

Essas atrações nem sempre eram bem-vindas no Brasil. Renato Murce, um 

dos primeiros radialistas brasileiros, além de programista
11

 e animador de 

programas, não suportava a presença de rádios que faziam propaganda política 

pró-nazista e pró-fascista. Segundo Murce, seus colegas radialistas do Rio 

combatiam os regimes de força que pretendiam “aniquilar” os brasileiros. “Como 

era triste ouvir, através de ondas curtas, as vozes de “brasileiros” na Alemanha e 

na Itália a serviço de Hitler e Mussolini”. 
12

 

 Ao descobrirem que não havia mensagem inglesa no país, e para tentar 

defender suas posições, especialistas do Empire Service da BBC, estação pública 

de rádio da Inglaterra, resolveram investir nas transmissões internacionais. Em 

1938, foi inaugurado o serviço em árabe, português e espanhol, diretamente de 

Londres. No início, o Serviço Latino-Americano repetia a mesma programação 

em dois idiomas para a América Latina. Só em 1941 foi feita a separação, 

nascendo assim o Serviço Brasileiro de Rádio da BBC, que irradiava programas 

                                                           
8
 Informações contidas no documento “DJR Radio nº 11”, obtido no CPDOC/FGV. 

9
 Luciano Klöckner, ibid., página de abertura, sem número. 

10
 Fulvia Zega, tese de doutorado: “Italiani alta la testa! La presenza del fascismo a São Paulo 

(1920-1940)”, 2007-2008. Università degli Studi di Roma Ter. Internet: http://dspace-

roma3.caspur.it/bitstream/2307/465/1/tesidottorato.pdf, sem numeração. 
11

 Denominação dos profissionais que montavam seus programas e procuravam anunciantes para 

pagar as despesas. 
12

 Renato Murce, Bastidores do rádio, fragmentos do rádio de ontem e de hoje. Rio de Janeiro: 

Imago Editora, 1976, p. 61. 

http://dspace-roma3.caspur.it/bitstream/2307/465/1/tesidottorato.pdf
http://dspace-roma3.caspur.it/bitstream/2307/465/1/tesidottorato.pdf
DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



20 

“a partir das 20h, horário do Rio”.
13

 Havia o “Rádio-Magazine”, de Bento Fabião, 

pseudônimo de Geraldo Cavalcanti, a “Voz de Londres”, com notícias e crônicas 

escritas pelo correspondente Antonio Callado, além das edições do noticiário com 

outros locutores brasileiros, como Francis Hallawell, o Chico da BBC. Havia 

também programas especiais sobre teatro, literatura e música. Aos poucos, a BBC 

passou a expandir os serviços de informação e chegou a transmitir programação 

em 47 idiomas. 

 A radiodifusão na Grã-Bretanha era diferente daquela implementada na 

Alemanha, na União Soviética e nos Estados Unidos. A Alemanha usava o meio 

como pesada máquina de propaganda. Em 1933, quando Hitler foi designado 

chanceler, os nazistas começaram a fazer um rádio politicamente a favor do 

regime, e dois anos antes já haviam tentado influenciar na nomeação dos diretores 

das emissoras. Os Estados Unidos mantinham a atividade nas mãos de 

empresários particulares, que podiam vender comerciais desde 1922. O presidente 

americano Franklin Roosevelt divulgava as suas “Conversas ao pé da lareira”
14

, 

em que falava com o público norte-americano sobre os diversos problemas da 

nação. 

 Na União Soviética, os programas eram “maçantes, repletos de estatísticas 

dúbias e apelos às atividades partidárias”.
15

 Já a BBC, desde que foi inaugurada, 

em 19 de dezembro de 1922, tinha outra política. Era uma emissora pública, 

dirigida pelo Comitê Crawford, e voltada para todo o país, para colônias e ex-

colônias. A partir de 1927, o gerente-geral John Reith reestruturou a BBC, mas 

manteve o Comitê, que não iria se dobrar a pressões comerciais. Os programas 

“nunca seriam usados para contentar grupos de ouvintes, mesmo extensos, que 

pressionassem para a inclusão de programas triviais ou comuns”.
16

  

“(a BBC) deveria fornecer informação, entretenimento e educação, e seria 

comandada por uma diretoria formada por cinco pessoas com mandato de cinco 

anos, nomeadas pela Coroa com base em recomendação do primeiro-ministro. 

Esses diretores seriam provedores, e não administradores, pois era convicção de 

                                                           
13

 Laurindo Leal Filho, Vozes de Londres. Memórias Brasileiras da BBC. São Paulo: Edusp, 2008, 

p.30. 
14

 Dóris Fagundes Haussen, “O poder de mobilização do rádio”, in Eduardo Meditsch (org.), Rádio 

e Pânico. A guerra dos mundos, 60 anos depois. Florianópolis, Insular, 1998, p. 82. 
15

 Asa Briggs & Peter Burke, Idem. 
16

 Ibid., p. 225.  

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



21 

Reith, mais do que uma opinião, que a administração da radiodifusão deveria ser 

feita por especialistas do ramo, independente do governo e do mundo dos 

negócios”.
17

 

 A força do rádio americano e seu poder de convencimento ficaram claros 

depois da irradiação do programa “A Guerra dos Mundos”. No dia 30 de outubro 

de 1938, a CBS (Columbia Broadcasting System) misturou a linguagem de ficção 

com a jornalística, causando uma grande confusão entre os ouvintes. Sob o 

comando de Orson Welles – diretor, produtor e radioator da atração –, o 

radioteatro levou o público ao desespero ao anunciar que os marcianos estavam 

invadindo a Terra. Considerado o programa mais comentado de todos os tempos, 

“A Guerra dos Mundos” foi ao ar numa época tensa, depois da crise econômica de 

1922 e com a força crescente dos regimes autoritários na Europa.  

“E por que a peça de radioteatro terá tido a repercussão que teve em 1938? Em 

parte porque era o prenúncio da catástrofe iminente: todos sabiam que a guerra 

mundial estava para começar. Mas, principalmente, pelo erro lógico que se oculta 

sob o fenômeno da credibilidade de um veículo ou uma fonte”.
18

 

 Milhares de pessoas saíram às ruas desesperadas, com a roupa do corpo, 

algumas tentaram se matar, o trânsito ficou infernal.  

“O medo paralisou três cidades. Pânico ocorreu principalmente em localidades 

próximas a Nova Jersey, de onde a CBS [...] (fazia a transmissão). Houve fuga 

em massa e reações desesperadas de moradores de Newark e Nova York (além de 

Nova Jersey), invadidas pelos marcianos da história”. 
19

 

 Na Inglaterra, antes de declarar guerra à Alemanha, em 1939, o primeiro-

ministro Neville Chamberlain ainda duvidava da força do rádio e do papel que a 

mídia desempenharia no conflito. Enquanto Hitler falava diretamente à nação, 

Chamberlain costumava fugir dos microfones. De 1934 a 1939, o primeiro-

ministro só fez quatro discursos
20

 ao microfone da BBC. Havia uma grande 

desconfiança do poder político quanto à ação do rádio. Winston Churchill, 

primeiro-ministro depois de Chamberlain, também não tinha boas relações com a 

BBC. Tanto que ele costumava se referir à emissora como “the enemy within the 

                                                           
17

 Ibid., p. 224. 
18

 Nilson Lage, prefácio de Rádio e Pânico. A Guerra dos mundos, 60 anos depois. Op.cit.,  p.14. 
19

 Gisela Swetlana Ortriwano, “Ok, marcianos: vocês venceram”, in Meditsch, op.cit., p.135. 
20

 Asa Briggs. The war of words 1939-1945, vol. 3. The history of broadcasting in the United 

Kingdom.  Oxford, New York: Oxford University Press, 1995, p.4. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



22 

Gate!”, algo como “o inimigo dentro da própria casa”.
21

 Mas depois se adaptou e 

passou a escrever discursos para os ouvintes do rádio. 

 Em 1940, a BBC mudaria o Home Service, programa geral que evitava a 

música mais popular preferindo a clássica, para o Forces Programme, que 

acompanhava as notícias do conflito. Em transmissões para o exterior, a emissora 

se orgulhava de propagar a “verdade”.
22

 A emissora inglesa fazia restrição a certas 

informações que poderiam ser úteis ao inimigo. Por exemplo, as condições 

climáticas em determinado país. “Havia uma dose de autocensura, e não censura 

externa, para que certas informações úteis ao inimigo não fossem divulgadas”
23

.  

 William Tate, brasileiro escolhido para ser o chefe do Serviço Brasileiro 

da BBC, teve que dar alguns esclarecimentos ao governo de Vargas, durante o 

Estado Novo, que queria censurar as notícias da BBC que chegavam ao Brasil: 

“Não, nós não fazemos programas contra o Brasil. Nós refletimos as opiniões 

variadas que (lá) existem, inclusive as que são contra o governo”.
24

  

 Bem diferente da BBC, o rádio no Brasil fazia parte do esforço de 

doutrinação do Estado Novo.
25

 Alegando a existência de uma perigosa ameaça 

comunista – o Plano Cohen –, Getúlio Vargas decretou o Estado Novo em 10 de 

novembro de 1937, em cadeia de rádio. No início do Estado Novo, havia censores 

em todas as estações do rádio e redações de jornais. Mas a repressão foi 

aumentando consideravelmente com o tempo.  Começou uma feroz repressão aos 

meios de comunicação. Nunca tantos jornalistas tinham sido presos e jornais 

multados ou fechados.   

 “Em 1938, criou-se o Departamento Nacional de Propaganda (DNP), 

dirigido por Lourival Fontes. (...). O veículo com que o DNP se ocupava de modo 

                                                           
21

 Sonia Virgínia Moreira, Rádio Palanque. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 1998, p. 13. 
22

 Asa Briggs & Peter Burke, op.cit., p. 223 
23

 Irineu Guerrini Jr., “Brazilian Section – As transmissões em português da BBC durante a 

Segunda Guerra Mundial”, in Batalha sonora. O rádio e a Segunda Guerra Mundial, Cida Golin 

& João Batista de Abreu (orgs.). Porto Alegre: EdiPUCRS, 2006, p.21.  
24

 Laurindo Leal Filho , op.cit., 2008, pp. 29-30. 
25

 O Departamento Oficial de Propaganda, o DOP, inaugurado em 1930, estabeleceu que o rádio 

teria uma seção para falar sobre os  atos do governo. Em 1934, o DOP foi substituído pelo 

Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC). Naquele ano foi lançado “Programa 

Nacional – Hora do Brasil” , primeira versão do noticiário que se tornou obrigatório em todas as 

emissoras brasileiras a partir de 1938. O programa mudou de nome em 1971, e até hoje é 

veiculado como “Voz do Brasil”. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



23 

especial era o rádio.”
26

  O DNP tentava impedir que as pessoas desligassem seus 

aparelhos durante a irradiação do programa “Hora do Brasil”, atitude considerada 

campanha “desnacionalizante”
27

. “Outra função do DNP era organizar o serviço 

de alto-falantes nas praças do interior, incentivando, assim, as pessoas a 

acompanharem a transmissão, aglomeradas em frente às janelas”. 
28

 Em 1939, foi 

criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). 

 Mas, desde 1936, numa entrevista publicada na revista Voz do Rádio, 

Lourival Fontes já falava sobre a importância do rádio e reivindicava uma 

emissora oficial para o Brasil. O diretor comparava o país à Alemanha e à Itália, 

que já possuíam emissoras funcionando como porta-vozes do governo. “Essas 

estações atuam como elemento de unidade nacional. (...) Basta dizer que o rádio 

chega até onde não chegam a escola e a imprensa, isto é: aos pontos mais 

longínquos do País e, até, à compreensão do analfabeto”.
29

          

 Especializada nos grandes feitos, inaugurações, estreias, lançamentos de 

livros, discursos oficiais, a “Hora do Brasil” noticiava qualquer informação que 

fosse positiva para as ações do governo. O programa seria ouvido por toda a 

nação a partir dos estúdios da Rádio Guanabara, tendo como locutor Luiz Jatobá. 

 “O DIP exercia o monopólio dos veículos de informação, procurando 

garantir a uniformidade das mensagens e a eliminar a contrapropaganda, para que 

os efeitos da comunicação se ampliassem. Nas redações dos órgãos de imprensa, a 

presença física dos censores foi uma realidade no primeiro momento do Estado 

Novo; depois seria substituída pela censura por telefone. Havia ainda a censura 

prévia, exercida por meio de boletins que listavam os assuntos proibidos; diante 

da inobservância desses critérios, o DIP multava ou suspendia o órgão infrator”.
30

 

 O radialista Renato Murce reclamou da censura do DIP em seu livro 

Bastidores do rádio. “Hoje, ninguém acreditaria que certas coisas fossem 

censuradas naquela época. Não se podia, sequer, citar o nome de alguma pessoa 

                                                           
26

 Silvana Goulart, op.cit., p. 57. 
27

 Idem. 
28

 Idem. 
29

Sonia Virgínia Moreira, 1998, op.cit., p.31. 
30

 Silvana Goulart, op.cit., p.21.  

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



24 

que não fosse simpática ao governo”.
31

 Murce não usou meias palavras para 

definir o grau de repressão e o nível dos censores. O diretor da censura, capitão 

Amílcar Dutra de Meneses
32

, foi definido como “homem arbitrário, de 

temperamento impulsivo”. Para Murce, a censura às rádios, aos jornais e ao teatro 

era “execrável”, absurda. “O DIP destacava, para cada rádio ou para cada jornal, 

um analfabeto para censurar programas e scripts. Algumas vezes conseguíamos 

“dribá-los”, escrevendo coisas que eles não entendiam. E a gente explicava de 

modo diferente”.
33

 

 No programa “Cenas Escolares”, de Renato Murce, na Rádio Club do 

Brasil, o personagem central era o Manduca, um estudante cheio de problemas na 

sala de aula. Murce – que também desempenhava um papel no humorístico – teve 

que enfrentar professoras inconformadas com o aluno problemático. Elas 

reclamaram do conteúdo no DIP, e o programa foi suspenso. Murce decidiu 

mudar o cenário e reestreou o programa com o nome de “Piadas do Manduca”. 

 “Não desanimei: conhecendo bem a burrice da gente do DIP, apresentei o 

programa transformado. Não seria mais uma escola pública. Consistiria em 

reuniões semanais em casa de uma professora aposentada. Depois do animado 

bate-papo, seguir-se-ia pequena aula noturna, pondo à prova a inteligência 

daqueles amigos e ex-alunos. (...) “Ah, assim é outra coisa! Está muito bem! Não 

atinge ninguém”, disseram os “sábios” do DIP”. 
34

 

 O DIP proibia até os improvisos no rádio, que não podiam ser analisados e 

censurados com antecedência. A medida gerou muita insatisfação entre os artistas 

que viviam disso, como, por exemplo, os músicos Alvarenga e Ranchinho.  

“Presos quatro vezes, foram obrigados a permanecer detidos em delegacias (eram 

soltos nas manhãs seguintes), ouvindo reprimendas por seu ‘comportamento não 

cooperativo e desrespeitoso’”.
35

 

                                                           
31

 Renato Murce, op. cit., p. 55. 
32

 “O DIP foi dirigido por Lourival Fontes de 1939 a 1942. O Major Coelho dos Reis o substituiu 

de agosto de 1942 até julho de 1943, seguido pelo Capitão Amílcar Dutra de Meneses que atuou 

até a extinção do departamento, em 1945”, In Silvana Goulart, op.cit., p. 62. 
33

 Idem. 
34

 Idem. 
35

 Ronaldo Conde Aguiar, Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007, 

pp. 62-63. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



25 

“Alvarenga e Ranchinho começaram a enfrentar problemas com a censura, face 

às sátiras políticas que incomodavam diretamente o Presidente Vargas. Mas, 

como tudo se resolve, no dia do aniversário do Presidente, 19 de abril, sua filha 

Alzira Vargas convidou a dupla para cantar no Palácio do Catete. Após ouvir a 

dupla, inclusive cantando as sátiras que mexiam diretamente com ele, acabou 

gostando e decidiu liberar as composições de Alvarenga e Ranchinho”.
36

  

 Antes de o Brasil declarar guerra aos países do Eixo, Renato Murce 

decidiu montar a paródia “O Regabofe dos Vândalos”, no ar em 1942, na Rádio 

Club do Brasil. Inspirado na peça “A Ceia dos Cardeais”, de Júlio Dantas, o 

radialista criou “figuras caricatas de Hitler, Mussolini e Tojo (o primeiro-ministro 

japonês) como os pantagruélicos personagens, e escrito quando mais crítica era a 

situação do mundo livre. E quando ninguém acreditava na vitória dos aliados...”.
37

 

O sucesso foi tão grande que outras rádios brasileiras pediram cópias do script e 

montaram a peça em suas estações. O texto também saiu em folhetos, e a renda de 

“50 mil cruzeiros velhos – quantia respeitável para a época”
38

 foi doada à Cruz 

Vermelha Brasileira. 

 Até o início dos anos 1940, os programas jornalísticos no rádio ainda eram 

muito precários. Não havia apuração, redação, jornalistas especializados, nem 

mesmo uma linguagem adequada ao rádio. Roquette-Pinto, um dos fundadores da 

Rádio Sociedade, em 1923, a primeira emissora brasileira, lia as manchetes dos 

jornais impressos no “Jornal da Manhã”. De forma inaugural, comentava as 

notícias para os ouvintes. 

“Foi quando o jornalismo radiofônico começou a obter estatura como atividade 

permanente e primordial. Na ânsia de oferecer informações mais rapidamente, 

instituiu-se um sistema que se tornou conhecido como o da tesoura e da cola. As 

notícias eram recortadas dos jornais, coladas numa folha de papel e dadas ao 

locutor para transmiti-las quando fosse possível, fundamentando os jornais 

falados. Esse arremedo de jornalismo, sem fontes próprias, teria que progredir 

para o verdadeiro jornalismo oral. As exigências do público por informações 

rápidas e constantes estavam sendo sentidas em todos os cantos do país; o público 

tinha ânsia de participação e era necessário atendê-lo”.
39

 

 O que prevaleceu durante muitos anos foi a irradiação da notícia velha, já 

publicada nos jornais e lida ao microfone como se fosse nova. 

                                                           
36

 Alvarenga e Ranchinho, “Violeiro triste”, CD da Coleção Revivendo, sem data.  
37

 Ronaldo Conde Aguiar, op.cit., 66 e 67. 

 
38

 Idem. 
39

 Saint-Clair Lopes, Comunicação, Radiodifusão hoje. Rio de Janeiro: Editora Temário, 1970, p. 

46. Grifo do autor. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



26 

“Maurício Gama, que trabalhava na Rádio Tupi, nos conta que não havia nem 

setor de jornalismo. Não havia scripts, não havia diretor de rádio, nada disso. O 

setor de jornal era muito precário. E no meu setor, na parte política, eu colhia as 

informações e eu próprio redigia, apresentava”. 
40 

 Em muitas atrações musicais e teatrais preparadas pelo DIP, havia 

palestras radiofônicas.  

 “Dirigido a toda a nação e com transmissão compulsória para todas as estações 

de rádio, o programa teve uma audiência difusa, difícil de ser mensurada e 

qualificada, mas sua emissão diária produzia um poderoso efeito de sentido: uma 

fala constante, uma presença banal, e, portanto, ‘quase natural’ do Estado 

brasileiro na vida cotidiana do homem comum”.
41

  

 Na opinião do governo, não havia nada melhor do que o rádio para 

“educar” o povo “ignorante”. Fazia parte da estratégia pedagógica e dogmática a 

transmissão pelo rádio de uma crônica sobre tema brasileiro, “cuja divulgação 

possa constituir assunto de interesse coletivo”. Assim, na “Hora do Brasil”, além 

das crônicas, havia no radioteatro os “dramas históricos” sobre Proclamação da 

República, Abolição da Escravatura, Retirada da Laguna, e a adaptação da vida de 

grandes nomes, como Caxias e Tiradentes.  

 Na imprensa, destacava-se a tiragem da revista O Cruzeiro, a mais popular 

nos anos 1940: de 40 mil a 58 mil exemplares por semana.
42

 Mas podia aumentar 

muito, dependendo das reportagens chamativas da dupla Nasser & Manzon. Na 

redação da revista, o jornalista brasileiro Davi Nasser e o fotógrafo francês Jean 

Manzon uniram o tom do texto e da crônica a fotos perfeitas que deram início ao  

fotojornalismo no país. Algumas reportagens eram sérias, outras, nem tanto. Certa 

vez, o editor da revista, Accioly Netto, entregou a dupla. Accioly garantiu que 

parte de uma série sobre a Amazônia foi feita com os jacarés do Jardim 

Zoológico, e os “garimpeiros” eram, na verdade, trabalhadores de obras da Zona 

Oeste. 
43

 

                                                           
40

 Renato Ortiz, A moderna tradição brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. 5ª. Edição. 

São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p.87.  
41

Maurício Parada, Educando corpos e criando a nação. Cerimônias cívicas e práticas 

disciplinares no Estado Novo.  Rio de Janeiro: Apicuri e Editora PUC-Rio, 2009, p.94. 
42

 Luiz Maklouf Carvalho, Cobras criadas, 2ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001, 

pp. 69. 
42

 Maria Helena Rolim Capelato, Multidões em cena. Propaganda política no Varguismo e no 

Peronismo. Campinas: Editora Fapesp/Papirus, 1998, p. 62. 
43

 Ibid, p. 91. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



27 

 Mas a importância da revista superou as eventuais invencionices e 

mentiras. Grandes reportagens foram feitas no Brasil, de ponta a ponta, 

descobrindo personagens reais e fabulosos, comunidades indígenas pouco 

conhecidas pelos habitantes das cidades. Além disso, reunia grandes cronistas, 

como Rachel de Queiroz, Otto Maria Carpeaux, Graciliano Ramos, Nelson 

Rodrigues e Joel Silveira, entre outros. 

 Sobrinho de Assis Chateaubriand, dono da revista, Freddy Chateaubriand 

foi chamado ao DIP, em 1941, para dar esclarecimentos. Assessores de Lourival 

Fontes queriam saber por que O Cruzeiro “não estava sendo muito generoso com 

Vargas”.
44

 Depois da reprimenda, e com medo de perder a cota de papel, Freddy 

aceitou publicar uma matéria de quatro páginas, já diagramada e com o título “O 

presidente joga golfe”. A partir daquele momento, se a revista quisesse continuar 

a sair nas bancas, teria de publicar, a cada 15 dias, uma reportagem já pronta, 

escrita pelos jornalistas da Agência Nacional sobre Getúlio Vargas e seus feitos. 

“O DIP exigia que a imprensa louvasse o ditador. Tinha a força da distribuição do 

papel, o dinheiro fácil das matérias pagas, a polícia política, a censura sistemática 

e a violência institucionalizada do regime – tudo isso materializado nas prisões 

cheias e nos estados de sítio e de guerra decretados em diversas ocasiões”.
45

 

 A revista de origem americana Seleções, do Reader’s Digest, começou a 

circular em língua portuguesa em fevereiro de 1942, trazendo textos e artigos 

selecionados nos jornais americanos, e também resumos de livros, humor e boas 

ilustrações, agradando ao público. A fórmula deu tão certo que mexeu com o 

mercado editorial brasileiro, vendendo milhares de exemplares. Confeccionada 

nos Estados Unidos, Seleções trazia anúncios em uma época de crise. Em um 

deles, havia uma foto de uma metralhadora e o slogan: “Hoje, produção 

militar/Lavadoras, amanhã”.
46

 Apostava-se no futuro, prometia-se um mundo 

novo. 

 

                                                           
44

 Luiz Maklouf Carvalho, Ibid., pp. 69-70.  
45

Idem.  
46

 Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor. A americanização do Brasil na época da Segunda 

Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 57. Tentava-se estabelecer a fidelização do 

anunciante, apontando para negócios futuros. Era um discurso comum a outras empresas que 

vendiam a sociedade do conforto. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



28 

“Embora a revista não fizesse parte diretamente do projeto de Rockefeller, 

desempenhou um papel importante na difusão do americanismo no Brasil. A 

revista tinha uma tiragem mundial de 5 milhões de exemplares. No Brasil, foi 

lançada na primeira metade de 1942, no mesmo ano em que também chegaram a 

Coca-Cola e o sorvete Kibon”. 
47

 

 A revista Em Guarda, para a defesa das Américas, também editada e 

impressa nos Estados Unidos, a partir de 1941, trouxe a guerra para mais perto 

dos brasileiros. Não tinha anúncios comerciais, e funcionava como propaganda 

política. “A revista veiculava uma imagem dos Estados Unidos como fortaleza da 

democracia continental. Fortaleza à qual os países do continente americano 

poderiam pedir toda sorte de auxílio, sempre que necessário”.
48

 

 Em formato grande (ao contrário da pequena Seleções) e fotos com boa 

definição, Em Guarda mostrava o poder bélico, com seus tanques e 

metralhadoras, e a tentativa de unir os interesses dos aliados. Várias reportagens 

foram feitas no Brasil, algumas das quais interessavam aos Aliados, como a 

utilização da Base de Natal, o uso de matérias- primas brasileiras, a inauguração 

da radiotelegrafia etc. A revista não continha data, mas, na primeira página, 

explicava: “publicada mensalmente para o Bureau do Coordenador de Assuntos 

Interamericanos (em caixa alta), Commerce Building, Washington D.C.”. A 

redação ficava em Nova York e as oficinas, na Filadélfia. 

 Muito diferente era o semanário Diretrizes, que podia ser considerado uma 

exceção naquela época de censura e repressão. Pelo menos durante algum tempo. 

Fundada em 1938, dirigida por Azevedo Amaral e Samuel Wainer, trazia nas 

entrelinhas críticas ao regime.  Como toda a imprensa que não era simpática ao 

Estado Novo, Diretrizes tentava contornar a censura do DIP. Já havia denunciado 

a “nacionalização do sul do Brasil”, abrigo da legendária Quinta Coluna, “um 

agrupamento de imigrantes alemães e brasileiros traidores, dedicados ao trabalho 

de espionagem e sabotagem”.  
49

 

 

                                                           
47

 Ibid, p. 59. 
48

 Ibid, p. 56. 
49

 Samuel Wainer, Minha razão de viver. Memórias de um repórter. Segunda Edição. Rio de 

Janeiro: Editora Record, 1987, p. 58. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



29 

“(...) com esforços curiosos, muita malícia e alguma ousadia, passando assuntos 

entre as estreitas malhas do vastíssimo rol dos assuntos proibidos, essa revista 

teve, realmente, papel de relevo na época, que foi ainda maior à medida que, a 

partir de 1942, os Estados Unidos se juntaram aos Aliados”. 
50

  

 O jornalista Samuel Wainer sabia que a ameaça do DIP era constante, mas, 

segundo ele, “tinha criado um estilo de jornalismo semanal de como violar a 

censura dentro da censura”.
51

 A revista publicava grandes entrevistas, algumas 

bombásticas, humor e cultura. Entre seus colaboradores estavam Joel Silveira e 

Rubem Braga, que se tornariam correspondentes de guerra em 1944, ano do 

fechamento da revista.  

“A revista foi se firmando como uma importante publicação defendendo 

interesses nacionalistas, e foi uma das primeiras a defender a criação da indústria 

siderúrgica nacional. (...) A revista combatia o fascismo dentro do regime fascista 

de Vargas”.
52

  

 Falar bem dos Estados Unidos na revista era o mesmo que elogiar a 

democracia, logo, criticar o Brasil e a ditadura.  Diretrizes tinha alto índice de 

leitura e chegou a comemorar a venda de 20 mil exemplares, tiragem alta para a 

época. Durante o Estado Novo, o jornalismo, assim como o rádio e o cinema, era 

considerado uma arma poderosa. A liberdade de imprensa estabelecida na 

Constituição de 1934 havia ficado para trás.  

“A partir de 1937, a relação do governo com a imprensa sofreu, portanto, uma 

grande mudança. Vargas prometeu amparo à “irmandade jornalística”, chamando 

sua atenção para a gravidade do momento. (...) O jornalista passou a ser 

considerado um funcionário do estado. E, ao funcionalismo público, Vargas 

lembrava que “o exercício da função não era um simples meio de subsistência, 

mas forma de contribuição direta e pessoal ao progresso nacional”.
53

  

 Após 1937, ficou estabelecido que a imprensa desempenharia sua função 

atrelada ao Estado. A justificativa da mudança fundamentou-se na ideia de que o 

jornal era político por nascença
54

. A censura era uma atividade cotidiana dentro 

das redações, assim como as prisões e as sanções aos donos de jornais. A principal 

delas era o não fornecimento do papel, matéria-prima básica e controlada pelo 

                                                           
50

 Nelson Werneck Sodré, História da Imprensa no Brasil, 4a edição, Rio de Janeiro: Mauad, 

1999, p.386. 
51

 Joëlle Rouchou, Samuel. Duas vozes de Wainer. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2004, 

p.72. 
52

 Ibid, pp. 69-70. 
53

 Silvana Goulart, op.cit, p.50. 
54

 Maria Helena Rolim Capelato,  Multidões em cena. Propaganda política no Varguismo e no 

Peronismo. Campinas: Editora Fapesp/Papirus, 1998, p. 74. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



30 

Estado. Se algum empresário não se adequasse às exigências do governo, seu 

jornal podia ser fechado. O Estado de S. Paulo foi transformado em órgão 

oficioso. Outros jornais também passaram a fazer parte da propaganda do Estado 

Novo, caso de A Noite, de São Paulo, e O Dia, do Rio de Janeiro. 

 A partir de 1940, 420 jornais e 346 revistas não conseguiram registro no 

DIP. Aqueles que insistiram em manter sua independência ou se atreveram a fazer 

críticas ao governo tiveram sua licença cassada.
55

 As sanções econômicas 

funcionaram mais do que “as ameaças da polícia”, segundo Sampaio Mitke, que 

foi chefe do Serviço de Controle de Imprensa.
56

A Agência Nacional tinha uma 

grande estrutura jornalística, trabalhando em três turnos e com grandes equipes, 

que iam de informantes e redatores a tradutores e editores. “Em 1942, por 

exemplo, a Agência Nacional produziu e distribuiu aos jornais, estações de rádio e 

agências da Capital 32.421 notícias, comunicados e reportagens. O maior número 

referia-se a assuntos militares, seguido de noticiário do governo”.
57

 

 Assis Chateaubriand, ainda em meados dos anos 1930, comparou a 

eficácia da propaganda do modelo brasileiro com a do alemão, e considerou a 

estrutura nazista bem melhor. Nos anos que se seguiram, a montagem de um 

sistema para controlar os meios de comunicação e reforçar a propaganda pró-

Estado Novo passou a dar certo. 

“A regulamentação da Constituição de 1937 sobre a imprensa e a propaganda foi 

feita pelo decreto-lei nº 1949, de 30 de dezembro de 1939, três dias depois do 

decreto-lei que havia criado o DIP. (...) O DIP passou a ter poderes para: 

censurar, controlar, sancionar, cobrar taxas, conceder isenções, prêmios, cuidar de 

favores, cuidar de direitos e deveres de funcionários e empresas, zelar pelos 

direitos autorais, intermediar convênios, cadastrar todos os funcionários e 

empresas envolvidos com a comunicação. Enfim, a intervenção do Estado, 

regulada nos mínimos detalhes, institucionalizava-se com a criação do DIP”.
58

 

 “No início da guerra, a propaganda achou que não iria ser atropelada pela 

crise. Pelo menos no ramo em que trabalhamos, a guerra lá na Europa não parece 

que virá trazer modificações ponderáveis”, disse o industrial Adolfo Milani. (...) 

“Por maior que seja o nosso otimismo, não podemos deixar de considerar que a 

                                                           
55

 Maria Helena Rolim Capelato, op.cit., p.70. 
56

 Ana Luiza Martins e Tania Regina de Luca (org.), História da Imprensa no Brasil. São Paulo: 

Editora Contexto, 2008, p. 172. 
57

 Silvana Goulart, op.cit., p.84. 
58

 Ibid, p. 50. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



31 

fogueira da Europa afetará, em parte, os negócios em geral no Brasil”, rebateu 

Alcindo Brito, ligado ao setor de seguros.
59

 O tema da guerra invadiu a 

propaganda nas rádios e na imprensa. Nos anúncios aparecem soldados, bombas 

explodindo, novos aparelhos de rádio e até remédio para dor de cabeça, como 

“Piralgina, destrói qualquer dor”. Ou inspirando-se nas cortinas pretas que 

vedavam a luz das janelas para evitar ataques de submarinos alemães: “Não 

permita um black-out em seus negócios”.
60

 

“Na primeira metade de 1942, os anúncios de empresas americanas nos veículos 

de comunicação brasileiros (rádios e jornais) começaram a escassear. Isso porque 

os produtos mais anunciados – pneus, geladeiras, automóveis – praticamente não 

existiam mais no mercado. As fábricas estavam empenhadas na produção de 

material bélico”.
61

 

 Por essa razão, houve um estímulo para que fossem anunciados outros 

produtos americanos, o que ajudou a manter a imprensa e o rádio. “Não faltaram 

recursos para a montagem desse imenso laboratório político”.
62

 

1.3. 
Os primórdios do rádio e a Rádio Nacional 

 A primeira demonstração de transmissão radiofônica no Brasil ocorreu no 

dia 7 de setembro de 1922, durante o Centenário da Independência, na capital 

federal. As empresas americanas Westinghouse e a Western Company trouxeram 

duas estações de rádio para o país com objetivo comercial. Instalaram suas 

antenas no Alto da Boa Vista e no Pão de Açúcar e transmitiram parte dos eventos 

sonoros do Centenário. A primeira estação brasileira – Rádio Sociedade do Rio de 

Janeiro
63

 – iniciou suas atividades em 20 de abril de 1923, graças à iniciativa do 

antropólogo Edgar Roquette-Pinto e do astrônomo Henry Morize. À frente da 

Academia de Ciências, eles sonhavam em levar educação e cultura ao povo 

brasileiro. Depois de uma intensa campanha entre os colegas, os dois cientistas 

conseguiram a verba necessária para a montagem da rádio.  A legislação proibia 

                                                           
59

 Ricardo Ramos, Do Reclame à Comunicação. Pequena história da propaganda no Brasil. São 

Paulo: Atual Editora, 1985, p.53. 
60

 Ibid, p. 55. 
61

 Antonio Pedro Tota, op.cit., pp. 56-57. 
62

 Gerson Moura, Tio Sam chega ao Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995, p. 22. 
63

 Até hoje os pernambucanos reivindicam a honra de terem sido os pioneiros, com a Rádio Club 

Pernambuco, fundada em abril de 1919. Como as instalações eram muito precárias, só em 1923, 

quando fizeram outra inauguração, conseguiram o registro da estação. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



32 

ainda os anúncios comerciais, algo corriqueiro nos Estados Unidos desde os 

primórdios.
64

 De 1923 a 1932, prosperaram em todo o país as rádio-sociedades e 

os rádio-clubes. Os sócios pagavam as despesas da rádio, que tinha programação 

educativa. Havia sugestões de comerciais bem disfarçados, como o endereço da 

professora de música que teria ensinado tão bem a aluna que tocava ao vivo em 

uma determinada emissora. 

 Em 1932, com o decreto-lei 21.111, o governo liberou a publicidade no 

rádio, mas, inicialmente, ela só podia ocupar 10% da programação. Mais tarde, 

esse volume foi elevado para 20%, e depois fixado em 25%.
65

 “Alguns produtos, 

como roupas de baixo, remédios para doenças venéreas e outros que podiam 

chocar a pudica sociedade da época, eram um tabu na publicidade”.
66

  Com a 

verba proveniente da publicidade, as estações começam a contratar os primeiros 

profissionais de rádio e a pagar cachê aos cantores mais populares. “A introdução 

de mensagens comerciais transfigura imediatamente o rádio: o que era “erudito”, 

“educativo”, “cultural” passa a transformar-se em “popular”, voltado ao lazer e à 

diversão”. 
67

 

 Em 1932, a Rádio Record, de São Paulo, realizou a primeira transmissão 

política ao relatar o dia a dia da Revolução Constitucionalista. Os diretores da 

Record escolheram o estudante de Direito César Ladeira para ser o locutor 

especial. Com sua voz forte, dicção e timbre perfeitos, Ladeira se transformou na 

Voz da Revolução. Ignorando os censores de Getúlio Vargas, que atuavam no Rio 

de Janeiro, a Rádio Record fez uma parceria com a Rádio Mayrink Veiga carioca. 

De madrugada, moradores da capital também puderam ouvir os ecos da luta entre 

paulistas e soldados do Exército. A maneira como César Ladeira irradiava as 

notícias e crônicas foi considerada perfeita e logo copiada por todos os candidatos 

à função de speaker (o locutor daquela época). O livro  Acabaram de ouvir..., de 

                                                           
64

 A KDKA, a primeira emissora americana, foi inaugurada em 1920, na cidade de Pittsburgh, 

sendo que os primeiros anúncios surgiram ainda nos anos 20, em Nova York. 
65

 Gisela Swetlana Ortriwano,  A informação no rádio. Os grupos de poder e a determinação dos 

conteúdos. São Paulo: Summus, 1985, p. 15. 
66

 Rafael Casé, Programa Casé, o rádio começou aqui. Rio de Janeiro: Mauad, 1995, p.46. 
67

 Gisela Swetlana Ortriwano, op.cit. p. 15. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



33 

César Ladeira, tornou-se best-seller na época.
68

 Em suas páginas, o locutor 

ensinava a dar emoção e colorido à comunicação radiofônica.  

 “Um ‘speaker’ não escreve: fala. Um ‘speaker’ fala o que não escreve, mas 

escreve o que não pode falar ao microfone. É esta a razão deste livro. Literatura? 

Deus nos livre... Apenas uma reportagem, que poderia ser destacada em pequenas 

reportagens. (...) Um esforço bem intencionado para o enrobustecimento (sic) 

desse gigante que caminha nesta terra a passos meúdos (sic) – o rádio”. 
69

 

 Os conhecimentos de Ladeira se espalharam. “A prosódia é agora plástica, 

mutável, exprimindo alegria, tristeza, movimento, novidade, desespero, 

humorismo, de acordo com o sentido íntimo do que se irradia.”
70

 Já havia uma 

variedade de programas musicais, educativos, humorísticos e informativos. Como 

escreveu Saint-Clair Lopes
71

, “após os movimentos revolucionários de 1932 e 

1934, a radiodifusão apareceu como um vigoroso veículo de informação, exigindo 

atenções mais cuidadosas e a adoção de técnicas mais perfeitas”. Além da Record, 

funcionavam também em São Paulo a Rádio Cruzeiro do Sul, a Rádio Educadora, 

a Rádio-Club e a Rádio Kosmos.  

 Com a vitória do governo federal e a prisão temporária dos principais 

articuladores da Revolução Constitucionalista, as rádios cariocas ganharam novo 

fôlego. A Rádio Mayrink Veiga contratou César Ladeira, que de locutor passou a 

diretor artístico bem remunerado. A Mayrink Veiga foi a primeira a manter 

quadros fixos de funcionários (cast), contratando e profissionalizando as equipes. 

Isso obrigou as outras estações do Rio de Janeiro – Rádio Club do Brasil, Rádio 

Philips, Educadora – a fazerem o mesmo. Teriam de pagar pela exclusividade de 

funcionários e de artistas de maior sucesso, que passaram a ganhar cachês e 

salários. O “Programa Casé”, na Rádio Philips, foi o primeiro a trazer artistas 

populares para seus microfones, tornando-se a primeira atração realmente popular. 

 Nos anos 20 e 30, o rádio ameaçou o jornalismo escrito. Os jornais não 

poupavam críticas ao novo meio de comunicação, mas, aos poucos, o rádio 

                                                           
68

 Silvana Goulart, op.cit., p.21. 
69

 César Ladeira, Acabaram de ouvir...  Reportagem numa estação de rádio com caricaturas de 

Belmonte. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932, p. 11. 
70

 Ibid, p. 29. 
71

 Saint-Clair Lopes, op.cit., p.45. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



34 

encontrou o seu lugar. Há uma grande diferença entre os dois meios, mas sempre 

que uma nova mídia tem início, ela costuma ameaçar a mais antiga e consolidada. 

“A imprensa é a análise, o rádio é a síntese. A imprensa dirige-se aos que sabem 

ler; o rádio fala, também, aos que são analfabetos. As frases radiofônicas são 

curtas, contêm apenas o sujeito, o verbo e o objeto direto ou indireto. Em casos 

especialíssimos, recorremos ao luxo dos adjetivos ou ao desperdício dos 

pleonasmos de efeito. A vibração da palavra no tímpano de cada ouvido é fugaz; 

e o entendimento deve ser instantâneo, para que o cérebro possa acompanhar o 

curso da notícia”.
72

 

 Depois de certa desconfiança em relação ao poder do rádio, os 

proprietários de jornais começaram a abrir estações de rádio para criar redes de 

comunicação e reforçar o jornalismo. O Jornal do Brasil inaugurou a Rádio Jornal 

do Brasil em 1935. No mesmo ano, Assis Chateaubriand fundou a Rádio Tupi, no 

Rio. Dois anos depois, foi a vez da mais potente emissora brasileira, a Rádio Tupi 

de São Paulo. Com jornais, revistas e emissoras em todo o país, Chatô se tornou o 

mais poderoso empresário de comunicação nos anos 1940. 

 A música clássica era uma marca registrada da Rádio Jornal do Brasil e da 

Rádio Sociedade. Podia ser executada ao vivo ou transmitida por discos de 

gramofone. Aos poucos foram sendo construídos auditórios para pequenas 

plateias, que foram crescendo à medida que as atrações se tornavam populares. A 

música de Carmem Miranda, Francisco Alves, Noel Rosa, Mário Reis e Orlando 

Silva atraíam os primeiros fãs, que se tornaram uma constante nos anos seguintes. 

As músicas de carnaval e as de meio do ano (festas juninas) eram sucessos 

garantidos. O número de frequentadores dos diversos programas de auditório 

cresceu significativamente ao longo da década de 1930. Em 1941, a média mensal 

no auditório da Record foi de mais de 26 mil pessoas.
73

 

 Os programas de calouros levavam esperança a quem sonhava em 

trabalhar no rádio e, quem sabe, virar uma estrela bem-sucedida da noite para o 

dia. Dezenas de programas desse tipo estrearam em diferentes rádios de todo o 

                                                           
72

 Valci Regina Mousquer Zuculoto, “A notícia no rádio pioneiro e na ‘Época de Ouro’ da 

radiofonia brasileira”.  Belo Horizonte: Intercom, 2003. 

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP06_zuculoto.pdf 
73

 José Geraldo Vinci de Moraes, Rádio e música popular nos anos 30. São Paulo: Rev. 

Hist.  nº140.  São Paulo: julho 1999.  Versão on-line: www.revistasusp.sibi.usp.br 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



35 

país. De fato, grandes talentos
74

 foram descobertos na “Hora do Calouro”, 

“Calouros em Desfile”, entre outros. O rádio também transmitia futebol
75

, 

esvaziando estádios, para desespero dos diretores dos clubes.  

 O rádio reunia a família, os amigos, os desconhecidos. Não era preciso ser 

alfabetizado ou rico, nem mesmo morar nos grandes centros. Todos os brasileiros 

se sentiam parte de um todo naqueles momentos em que Getúlio Vargas falava 

diretamente à nação. Uma massa heterogênea que em alguns momentos se sentia 

homogênea.76  

 Nos anos 40, as profissões no rádio ainda estavam se estruturando, tanto 

que a mesma pessoa podia ter duas, três funções dentro da emissora. Como os 

salários eram baixos, os profissionais precisavam desempenhar várias funções. As 

especialidades ainda estavam se definindo. Renato Ortiz lembra as funções 

exercidas por Janete Clair na Rádio Tupi de São Paulo. Ela era “locutora, rádio-

atriz, adaptadora de textos, escritora de radionovela”.     

 Inaugurada em 1936, a Rádio Nacional fazia parte do grupo que publicava 

o jornal A Noite e as revistas Vamos Ler, Carioca e Noite Ilustrada. Instalada no 

primeiro arranha-céu brasileiro, na Praça Mauá, no Rio, a Rádio Nacional tinha 

bons programas, artistas talentosos, diretores competentes, mas não ultrapassava a 

audiência da Rádio Mayrink Veiga. Com seus programas humorísticos, a emissora 

era mais popular. No dia 8 de março de 1940, aproveitando-se de uma crise 

financeira do grupo da Rádio Nacional
77

, “o governo de Getúlio Vargas instituiu o 

decreto-lei nº 2.073, criando as Empresas Incorporadas ao Patrimônio da 

União.”
78

  

 

 

                                                           
74

 Além de cantores, surgem nomes talentosos na área do teatro, humor, animação de programas. 
75

 A Copa do Mundo de 1938 foi transmitida da França para o Brasil pela Rádio Club do Brasil.   
76

 Homik Bhabha, DissemiNação, o Tempo, a Narrativa e as Margens da Nação Moderna”. Belo 

Horizonte: Editora UFMG, 1998,  p.203.  
77

 Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virgínia Moreira, in Rádio Nacional, O Brasil em sintonia. Rio de 

Janeiro: Jorge Zahar Editor, 3ª. ed., 2005, p.53. Do grupo fazia parte a Companhia Estrada de 

Ferro São Paulo-Rio Grande, que devia 3 milhões de libras ao Patrimônio Nacional.  
78

 Idem. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



36 

“Até ali, a Nacional não conseguira desbancar a liderança de audiência da 

Mayrink Veiga, centrada principalmente no carisma de César Ladeira, nos 

talentos de Carmem Miranda e do Bando da Lua, no fino humor de Barbosa 

Júnior e seu programa “Picolino”, nas dramatizações do “Teatro pelos ares” ou 

nas informações do “Cine-Rádio Jornal”, de Celestino Silvestre, atrações de 

1939”.
79

 

 Depois de demitir alguns funcionários, o diretor, jornalista e advogado 

Gilberto de Andrade manteve programas populares e liberou verbas para várias 

atrações. Com o apoio do presidente Getúlio Vargas, ele passou por cima de 

alguns pontos do projeto do diretor do DIP, Lourival Fontes, que tinha ideias 

ufanistas para a rádio. Fontes queria “uma sucessão de músicas recreativas, 

folclóricas, de caráter cívico, educação rítmica e canto orfeônico”. Mas não foi 

isso que aconteceu. “Felizmente para a cultura brasileira, o projeto implantado por 

Gilberto de Andrade não seguiu à risca o traçado musical do diretor do DIP ou de 

seus censores.”
80

 

“Com Andrade, Vargas criou uma empresa de rádio mista. A Nacional era uma 

empresa estatal, mas também buscava anúncios no comércio e na indústria, como 

todas as outras. Era o modelo americano de se fazer rádio, que concedia canais a 

particulares e permitia a veiculação de propaganda de produtos. Isto não quer 

dizer que o governo não tenha feito amplo uso do rádio em sua propaganda”.
81

  

 Ao encampar a Rádio Nacional, o Estado Novo transformou a emissora na 

principal estação brasileira e sua mais importante porta-voz. O controle e o poder 

do DIP eram claros para todos, inclusive para agentes alemães que estiveram no 

Brasil nessa época. Em seus relatórios de 1942, os agentes escreveram: 

“[...] este (DIP) controla a totalidade do jornalismo na imprensa escrita, no rádio e 

na literatura e, desse modo, qualquer propaganda de forças estrangeiras. Daí 

resultou até agora a possibilidade singular na América do Sul de uma ação direta 

de nossos responsáveis pelo setor junto a esse órgão de propaganda, com o 

objetivo de reprimir informações difamadoras inimigas e de garantir nossa 

própria propaganda ativa”.
82

  

 

                                                           
79

 Ibid, p. 56. 
80

 Luiz Carlos Saroldi, “Vargas e o rádio como espetáculo”, in  Ana Baum (org.),  Vargas, agosto 

54. Rio de Janeiro: 2004, pp.152-153.   
81

 Lúcia Lippi Oliveira, “Sinais de modernidade na era Vargas: vida literária, cinema e rádio”, in 

Jorge Ferreira e Lucília de Almeida Neves Delgado (organização), O Brasil Republicano. O tempo 

do nacional-estatismo.  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p.341. 
82

 Carter Anderson, op.cit. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



37 

 A função repressiva do DIP proibiu, “somente em 1942, 108 programas 

radiofônicos (...), assim como 373 letras de músicas – o rádio era, então, 

praticamente o único meio de difusão musical”.
83

  

“No primeiro momento, o governo determinava que a imprensa e o rádio 

permanecessem neutros ao divulgar notícias sobre a guerra. A censura era então 

exercida com rigor, e era proibida a publicação de notícias, correspondências e 

artigos nos quais se pregasse ou insinuasse a necessidade de uma tomada de 

posição do governo brasileiro diante do conflito. Da mesma forma, era proibido 

publicar ‘telegramas, comunicados, fotografias ou gravuras’ que atribuíssem a 

qualquer dos beligerantes ‘atos reprováveis’. Matérias a favor ou contra qualquer 

dos lados envolvidos não seriam divulgadas, bem como caricaturas, anedotas e 

fotografias ‘ofensivas a qualquer homem público ou exército das nações em 

guerra’ ou relativas à ‘vitória ou derrota nos campos de batalha’”.
84

 

 A decisão de neutralidade tomada em 1939, durante a conferência de 

chanceleres latino-americanos, não agradou a todos os integrantes do governo 

Vargas. “Entre os germanófilos estavam Góis Monteiro, chefe do Estado-Maior 

do Exército; Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra; e Filinto Müller, o temido 

líder da polícia política”.
85

 

“O rompimento da Segunda Guerra Mundial, em 1939, teria reflexo muito 

profundo no Brasil: na fase inicial, de avanço vitorioso e irresistível das forças 

nazistas, fascistas e nipônicas, esses reflexos foram no sentido de fortalecer o 

regime totalitário aqui dominante; o Brasil adotou posição neutra, o noticiário da 

imprensa e do rádio mostrava isso; a partir da entrada dos Estados Unidos no 

conflito, em 1941, aqueles reflexos se fizeram em sentido oposto; a entrada do 

Brasil na guerra, no segundo semestre de 1942, foi, realmente, a consolidação 

dessa mudança: o Estado Novo começou a deteriorar-se rapidamente”.
86

  

 Apesar disso, o rádio no Brasil experimentou sua fase de ouro nos anos 40. 

Cantores, músicos, animadores, atores, autores e diretores frequentavam as 

emissoras principalmente no eixo Rio-São Paulo. Surgiram novas profissões 

ligadas ao meio, todas remuneradas e pagas com a verba dos comerciais.   

 O público formado pela classe urbana emergente e o povo do interior do 

país aumentou consideravelmente, já que havia comprado seus aparelhos 

                                                           
83

 Alberto Moby, Sinal Fechado, a música popular brasileira sob censura. Rio de Janeiro: Obra 

Aberta, 1994, p.74. 
84

 http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-

45/AGuerraNoBrasil/PropagandaDeGuerra 
85

 Renato Grandelle, “O dilema de Vargas. Com o primeiro escalão dividido, ditador hesitou antes 

de romper com o Eixo na 2ª. Guerra”. Reportagem no jornal O Globo, p. 38, 28 de janeiro de 

2012. 
86

 Nelson Werneck Sodré, op.cit., p. 383. 

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/AGuerraNoBrasil/PropagandaDeGuerra
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/AGuerraNoBrasil/PropagandaDeGuerra
DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



38 

receptores e aderia à febre radiofônica. Os mais pobres acompanhavam a 

programação na condição de “radiovizinhos” ou pelo serviço de alto-falantes 

instalado nas praças de diversas cidades. 

 

1.4. 
Chico da BBC, biografia e rádio 

  O público queria ouvir as notícias da guerra, mas também a música, o 

teatro e as crônicas que vinham da Inglaterra num serviço diário de três horas e 45 

minutos. Este era o caso de Charles Hallawell, o Charlie, pai de Francis Charlton 

Hallawell. No Rio, aos domingos, Charlie sempre pedia ao filho mais velho que 

ligasse o rádio no horário em que o caçula Francis, o Baby
87

, se transformava em 

speaker da BBC. Era um momento de tensão – a guerra já era uma realidade na 

Europa – pelo conteúdo das notícias e também de orgulho, ao ouvir um parente 

tão próximo no rádio. 

 A família de origem inglesa, que morava no Brasil desde o início de 1900, 

fazia questão de que todos estudassem na Inglaterra. Os descendentes 

conservavam a cultura e a língua dos dois países. Quando o pai de Francis ficou 

doente, ele voltou para o Rio de Janeiro a fim de ajudar a família. Foi contratado 

pela Shell, e nas horas livres, frequentava a Anglo Brazilian Society, instituição 

que mantinha a comunidade inglesa ativa e unida. Apesar de pertencer à religião 

anglicana, não costumava ir à igreja em Botafogo, preferindo os encontros 

descontraídos no Clube Paissandu.  

 Fã do teatro amador, Francis participou do elenco do musical “Carioca 

Cocktail”, no Teatro Municipal. A encenação foi um pedido especial de Darcy 

Vargas, antes de o Brasil declarar guerra aos países do Eixo. Em prol da Cruz 

Vermelha, Francis e sua grande amiga, a atriz Bibi Ferreira
88

, não recusaram o 

convite. 

                                                           
87

 Francis nasceu no dia 10 de agosto de 1912, em Porto Alegre, e morreu em  2004, no Rio. 

Caçula, ganhou esse apelido em casa. 
88

 Na entrevista feita em setembro de 2011, Edgar Ferrez, 73 anos, sobrinho de Francis, garantiu 

que os dois foram namorados. A atriz, numa entrevista por telefone no mesmo mês, negou a 

informação. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



39 

 Quando estourou a guerra na Europa, Francis e alguns amigos, com 

espírito solidário, se apresentaram na embaixada inglesa para lutar na Inglaterra. 

Em 1941, aos 29 anos, ele não foi convocado para integrar a infantaria inglesa
89

, 

como sonhava. Mas foi convidado para trabalhar na BBC, primeiramente como 

assistente na Seção Brasileira no Serviço Latino-Americano, depois como locutor. 

Em 1944, como correspondente na Itália, onde se transformaria no Chico da BBC, 

se tornou o único correspondente de guerra do lado brasileiro.   

 Extrovertido, falando fluentemente o português e com ligeiro sotaque 

inglês, Francis se integrou à equipe brasileira com facilidade. Na emissora, os 

pseudônimos protegiam os profissionais em uma época de censura e ditadura no 

Brasil. Segundo o chefe do setor, William Tate, o serviço “não era bem-visto pelo 

Getúlio e sua turma”, o que bastava para justificar certas precauções.
90

 O governo 

britânico pagava as transmissões e os radialistas, mas não podia influenciar no 

noticiário.  

 Pesquisador dos arquivos da BBC,
91

 Jeff Walden afirmou que muitos 

documentos e arquivos se perderam na emissora durante a guerra.
92

 “Na ausência 

de scripts, é difícil fazer um panorama do trabalho radiofônico de Hallawell. Mas 

um dos arquivos mais antigos traz algumas contribuições.” Em 1942, Chico da 

BBC irradiou  A Trip in a Minesweepe e Victory Bells in London. Em 1943, 

apresentou os programas Visit to an Airborne Division, Visit to a Commando 

School e Presentation of Typhoons from the Fellowship of The Bellows.  

         

 

 

 

                                                           
89

 Edgar contou que o sonho do tio era entrar para a infantaria inglesa.   
90

 Laurindo Leal Filho, 2008, op.cit., p.29. 
91

 Archives Researcher BBC, Written Archives. Por e-mail, em 29 de fevereiro de 2012. 

 
92

 É uma queixa comum a outros escritores, como Laurindo Leal Filho e Élvia Bezerra, que 

pesquisaram esse mesmo período. As crônicas escritas a partir de 1944 por Chico da BBC foram 

preservadas e serão analisadas na terceira parte e nos adendos do trabalho. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



40 

1.5. 
Política da Boa Vizinhança 

 Nessa época, o Brasil fazia com a Alemanha o comércio de compensação. 

Era “a troca de produtos por produtos, sem necessidade de intermediação de 

moedas fortes, como a libra ou o dólar, aliás escassas tanto na América Latina 

como na própria Alemanha”. 
93

 Essa política permitia a presença alemã em vários 

setores da sociedade. Já com os Estados Unidos, o que prevalecia era o livre-

comércio. Essa estratégia ficou conhecida como política das barganhas, ou 

política de “equidistância pragmática”, segundo o historiador Gerson Moura. 
94

 

Getúlio explorava as possibilidades oferecidas pelos dois países, sem optar por 

uma aliança com um deles. Isso valia também para o rádio.  

 Até meados dos anos 1930, os Estados Unidos não se preocupavam em 

estabelecer uma ligação radiofônica estreita com o Brasil e a América Latina. No 

fim dos anos 30, tal como os ingleses, os americanos tiveram uma surpresa ao 

perceber que os alemães estavam presentes no país com as ondas sonoras da 

Rádio Berlim, o cinema e as agências de notícias, que forneciam matérias e fotos 

praticamente de graça à imprensa brasileira. Obedecendo a um planejamento 

cuidadoso de penetração ideológica e conquista de mercado, os americanos deram 

início à Política da Boa Vizinhança idealizada por Nelson Rockefeller (leia-se 

Chase Manhattan Bank e Standard Oil) e apoiada pelo presidente Roosevelt. Foi 

criado o Office of the Coordinator of Inter-American Affairs, ou Birô.  

 Desde 1939, os Estados Unidos acreditavam que teriam que entrar na 

guerra, mais cedo ou mais tarde. Assim, antes mesmo de sofrerem o ataque à 

Pearl Habour, em dezembro de 1941  – data oficial da declaração de guerra – já 

havia uma aproximação com os países da América Latina, principalmente do 

Brasil. A ligação brasileira com os alemães era vista com muita preocupação pelos 

EUA. Próximos da guerra, os EUA alteraram, em parte, a sua política externa. 

 

 

                                                           
93

 Gerson Moura, 1995, op.cit.,  p.14. 
94

 CPDOC, fgv.br/produção/dossiês/A Era Vargas. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



41 

[...] o governo Roosevelt promoveu mudanças na política intervencionista que 

prevalecera desde o final do século XIX. Inaugurou-se a política da boa 

vizinhança, caracterizada pela revogação de métodos coercitivos e pela adoção 

diplomáticas e colaboração econômica e militar.
95

 

 Em seis anos de atividade, foram gastos cerca de 140 milhões de 

dólares.”
96

 Esses acordos entre o Brasil e os EUA não eram recebidos 

pacificamente por todos os integrantes do governo. “O americanismo foi mais 

amplamente difundido através de programas de rádio. Foi a Divisão de Rádio do 

Office, menina dos olhos de Nelson Rockefeller, que primeiro enfrentou as 

transmissões especiais que a Rádio de Berlim fazia para o Brasil.”
97

 

 “Numa avaliação geral, pode-se dizer que o governo Vargas julgou inevitável a 

colaboração brasileiro-americana a partir do envolvimento dos Estados Unidos na 

guerra (1941) e tratou de extrair dessa circunstância incontornável os melhores 

benefícios possíveis. Alinhou-se, mas cobrou um preço pelo alinhamento”. 
98

 

 

 O objetivo dos Estados Unidos era tornar o Brasil parte do grupo aliado. 

Dentro da Política da Boa Vizinhança, o rádio teria grande atenção, além de 

outros setores culturais e políticos. 

“(...) a chegada visível de Tio Sam ao Brasil aconteceu mesmo no início dos anos 

40, em condições e com propósitos bem definidos. A presença econômica, menos 

visível, era bem anterior, e certas manifestações culturais, como o cinema de 

Hollywood, já inculcavam valores e ampliavam mercados no Brasil”.
99

 

 Para a montagem de um forte esquema de persuasão, o Birô envolveu 

várias áreas de atuação. “Seguramente, a mais importante do cultural e ideológico 

essa Divisão (cultural) compreendia as seguintes seções: imprensa, rádio, filmes, 

análise de opinião pública e ciência/educação”.
100

 Fez parte dessa estratégia a 

fundação da emissora A Voz da América, em 1941, com a finalidade de brigar 

pela presença nas ondas sonoras.  

 

                                                           
95

 Gerson Moura, Sucessos e ilusões. Relações internacionais do Brasil durante e após a Segunda 

Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991, p.5. 
96

 Gerson Moura, 1995, Ibid., p.22. 
97

 Lúcia Lippi Oliveira, op.cit., p.344. 
98

 Ibid, p. 58. 
99

 Ibid, p.8. 
100

 Gerson Moura, 1995, op.cit., p.32. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



42 

“As emissões para o exterior evoluíram rapidamente e conquistaram uma 

autonomia no conjunto dos órgãos de informação. A tal ponto que a programação 

da Voz da América sofreu pouca alteração com o surgimento da superpoderosa 

agência de guerra criada em junho de 1942 pelo governo americano: o The United 

States Office of War Information, conhecido pela sigla OWI. (...) Além de 

coordenar a produção de notícias para distribuição doméstica em boletins diários, 

o departamento instituiu uma divisão internacional responsável pelo lançamento 

de intensa campanha de informação e propaganda no exterior”.
101

 

 Além da Voz da América, que chegou a ter sete horas de transmissão 

diária, em mais de 20 idiomas, as rádios particulares foram convidadas a 

participar do esforço de guerra, ou melhor, de convencimento sobre a necessidade 

de o Brasil ser um aliado contra os países do Eixo. A partir de 1942, a NBC 

(National Broadcasting Company) e a CBS 
102

passaram a transmitir programas de 

cinco minutos para o Brasil, no horário da “Hora do Brasil”. Algumas dessas 

gravações podem ser encontradas no Arquivo Nacional, como a “Cadeia Pan-

Americana”, da NBC, sem data, que fazia “boletins especiais de guerra, às 8h e às 

13h, em colaboração do DIP do Brasil”. Os programas “Cadeia das Américas”, 

apresentado às 12h, e “A Marcha dos Tempos” (sem horário) foram produzidos 

pela General Sound Corporation (GSC), com data de 1942. O “Espírito da Vitória: 

a resistência iugoslava” foi ao ar em 1943. 
103

 

“Um dos programas divulgados pelo Office em 1943 foi chamado de ‘As 

Américas em guerra!’, transmitido de Nova York por ondas curtas e 

retransmitido, via DIP, pelas rádios brasileiras. (...) Outro programa, da série 

‘Acredite se quiser!’, apresentava, sob o tom de uma telenovela (sic), como um 

navio foi construído em apenas três dias. (...) Os radiojornais também foram 

muito importantes na divulgação dos feitos de guerra das tropas americanas. 

Várias edições diárias transmitiam notícias de guerra, com locutores brasileiros 

falando diretamente de Nova York”. 
104

 

 Na mesma época, a CBS lançou a “Rádio-Escola das Américas”, “a maior 

instituição educativa do mundo”, chegando a 20 países. As transmissões tinham 

objetivos bem definidos: “A Escola do Ar das Américas foi creada (sic) devido à 

nossa convicção de que o rádio pode fazer uma contribuição sem par no rápido 

                                                           
101

 Sonia Virgínia Moreira, “A Voz da América no front: o serviço de radiodifusão oficial dos 

Estados Unidos”. In Cida Golin e João Batista de Abreu (orgs.), op.cit,  p.41. 
102

 A emissora já citada.  
103

 O estado de conservação desses áudios é muito ruim. Ruídos frequentes prejudicam a 

compreensão. 
104

 Lúcia Lippi Oliveira, op.cit., p.345. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



43 

desenvolvimento mútuo que as nações americanas podem ter sobre a sua cultura, 

história e ideais”.
105

 

 No manual para os professores debaterem com seus alunos, apesar de 

afirmarem que respeitariam “as diferenças de raças e idiomas, e de preconceitos 

regionais e locais”, havia temas como “problemas numa democracia, problemas 

domésticos e relações internacionais”. Uma das perguntas era: “Como se prepara 

a democracia para a defesa?” Neste programa, o guia sugere “Questões para 

estudar e discutir”, com dramatização e exercício. 
106

 

 A “Rádio-Escola das Américas” tinha cinco minutos de duração e se 

caracterizou inicialmente como um serviço de informações internacionais de 

guerra.
107

 No item “Propaganda”, a questão é outra:  

“Existem certos grupos com interesses especiais, e agentes de potências 

estrangeiras tentando influenciar nosso modo de pensar e nossas atividades por 

meio de propaganda? Estamos nós de sobreaviso e prontos a distinguir a 

informação ‘falsa’ da verdadeira? Como a Democracia combate a propaganda 

subversiva? Assunto da irradiação: Como poderemos reconhecer a 

propaganda?”
108

 

 O manual sugeria outro exercício: 

“Ouvir as irradiações dos paízes (sic) estrangeiros na onda curta. Ler os 

comunicados das nações inimigas sobre a guerra. Relatar à classe o resultado de 

suas observações sobre falsa e verdadeira propaganda. Tentar descobrir 

evidências da influência que está sendo exercida nos jornais, no rádio, no cinema, 

nos livros e nas revistas. Discutir os problemas acima com vossos pais. Ou com o 

pessoal da sua estação de rádio local ou ainda com gente do seu jornal. Relatar à 

classe”.
109 

 No início da guerra, houve uma política de imparcialidade nos noticiários 

radiofônicos vindos da América, tal como aconteceu na BBC.  

 “O rádio deve ser imparcial. Se há uma transmissão dos países 

democráticos, deve haver outra dos regimes totalitários. Deve equilibrar 

                                                           
105

 Revista Rádio-Escola das Américas, CBS, 1941-1942. Cpdoc/FGV. 
106

 Ibid, pp. 73-74. 
107

 Luciano Klöckner, op.cit. p.47. 
108

 Revista Rádio-Escola das Américas, p.76. 
109

 Ibid, p.77. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



44 

Chamberlain com Hitler, com Daladier”.
110

 Mas tudo começou a mudar com o 

ataque dos japoneses a Pearl Harbour, em 7 de dezembro de 1941.  Além de um 

maior envolvimento americano na divulgação de notícias pelo rádio, foi criado o 

Departamento de Censura nos Estados Unidos: 

 “Um acordo firmado entre os jornais e as redes nacionais de rádio ABC
111

, CBS 

e NBC estabeleceu o Código de Práticas para a Imprensa Americana em Tempo 

de Guerra (Code of Wartime Practises for the American Press). Ficou acertado 

que seriam submetidas à censura prévia as notícias em que houvesse dúvida sobre 

a pertinência de divulgação da informação”.
112

 

 No manual, as regras para as rádios americanas são bem claras e incisivas. 

Não se deveriam divulgar boatos, frases imperativas, localização de navios, 

movimentação das tropas, não permitir frases como: “Agora, boas notícias”.
113

 

 A atração noticiosa de maior impacto no Brasil foi o “Repórter Esso”, que 

tinha origem americana. O noticiário estreou no dia 28 de agosto de 1941, às 

12h55, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
114

 Um ano antes, já vinha sendo 

planejado pela agência de notícias United Press, com a supervisão da agência de 

propaganda, também americana, McCann-Erickson, que chegou ao Brasil em 

1935. A fórmula desse noticiário começou a ser testada nos Estados Unidos em 

1935, e o seu tempo exíguo para a transmissão de notícias tinha um motivo: os 

jornais americanos temiam a competição do rádio. 

“Em 1933, nos Estados Unidos, houve um acordo entre as agências de notícias 

AP, UPA e INS
115

 e as emissoras de rádio. As informações seriam repassadas às 

rádios, desde que os noticiosos tivessem duas edições diárias de, no máximo, 

cinco minutos cada uma. As agências de notícias, a maioria ligada a grandes 

jornais, temia a concorrência do rádio”.
116

 

 Seguindo em parte as diretrizes de um manual de técnicas radiofônicas 

editado pelo programa, e sem querer ferir suscetibilidades (a censura no Brasil 

continuava fortíssima), o “Repórter Esso” no Brasil estabeleceu um padrão que o 

                                                           
110

 Lowell Thomas, Apud Virgínia Moreira,  “A voz da América no front: o serviço de 

radiodifusão oficial dos Estados Unidos.  In Cida Golin e João Batista Abreu (orgs.), op.cit.,  p.44.  
111

 American Broadcasting Company. 
112

 Sonia Virgínia Moreira, op. cit., p. 45. 
113

 Sherman H. Dryer, Radio in Wartime. New York: Greenberg: Publisher, 1942,  pp.18-20 
114

 “O Repórter Esso” ficou no ar durante 20 anos. 
115

 International News Service, controlado pela United Press Association (UPA). 
116

 Luciano Klöckner, Idem, p. 49. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



45 

transformou em líder de audiência desde a sua estreia.
117

 No contrato, a Rádio 

Nacional se obrigava a transmitir o radiojornal sempre na hora certa, em quatro 

edições diárias. Havia também a possibilidade de edições extraordinárias.  

 Até aquele momento, os programas da Nacional, que se transformara na 

maior emissora brasileira, não tinham o rigor da pontualidade. Um dos apelos da 

publicidade do “Repórter Esso” era garantir que o ouvinte podia acertar o relógio 

a cada edição: às 8h, 12h55, 20h25 e 22h55, com cinco minutos de duração. Mas 

a maneira de fazer o jornal é que trouxe a grande diferença para a atividade no 

país.  

“[...] o rádio começou a desenvolver uma linguagem própria, definindo conceitos 

de locução vibrante, pontualidade, objetividade e credibilidade. O Esso 

apresentou novo estilo à informação, com um noticiário sucinto, ágil e 

vibrante”.
118

 

 Logo o “Repórter Esso” ganhou nova versão em São Paulo, na Rádio 

Record, e em 1942, em Belo Horizonte, na Rádio Inconfidência. No Recife, o 

programa era transmitido pela Rádio Clube, e em Porto Alegre, pela Rádio 

Farroupilha. Nas Américas, outros países tinham o noticiário com o mesmo nome 

e formato, além do Brasil e dos EUA: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, 

Cuba, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, 

Uruguai e Venezuela.
119

 “Emissoras de 15 países do continente americano 

irradiavam o Repórter Esso em 60 estações, constituindo a mais ampla rede 

radiofônica global utilizada por qualquer empresa em programa permanente e 

exclusivo”.
120

 

 Curiosamente, o conteúdo do “Repórter Esso” não era feito pelos 

jornalistas da Rádio Nacional, mas pelos redatores da UP. O escritório da agência 

de notícias ficava no mesmo prédio da sede do Jornal do Brasil, na Avenida Rio 

Branco. O texto era redigido com quase uma hora de antecedência e enviado por 

um contínuo até o edifício da Rádio Nacional, na Praça Mauá.
121

 “A novidade em 

termos de tratamento da notícia e o interesse em torno da guerra fizeram o Esso 

                                                           
117

 Segundo Klöckner, o manual completo foi adotado em outros países latino-americanos. 
118

 Ibid, p. 50. 
119

 Ibid, página de abertura, sem número. 
120

 Ibid, p. 35. 
121

 Ibid, p. 50. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



46 

alcançar índices elevados de audiência, criando um novo hábito: as pessoas 

paravam tudo que estavam fazendo para escutá-lo”.
122

  

 Qualquer notícia que pudesse fazer sombra ao poder dos Estados Unidos 

ou ferir os princípios do Estado Novo era devidamente retirada do noticiário. De 

qualquer maneira, foi a primeira síntese de notícias do rádio, o pioneiro no uso de 

slogans: “Repórter Esso: o primeiro a dar as últimas” e “Testemunha ocular da 

história”. Além disso, checava as informações, não usava a terceira pessoa do 

singular nos seus textos e sempre dava o crédito de seus entrevistados famosos. 

“As informações, tratadas durante os conflitos bélicos regionais e mundiais, 

quase sempre tiveram uma função a mais do que informar: tergiversar, 

desinformar, mentir. Por intermédio das notícias, os governantes de muitos países 

foram conduzidos a absorver, momentânea ou perenemente, formas de 

pensamento, e até induzidos a realizar determinadas ações”. 
123

 

 O “Repórter Esso”, com seu manual de redação, influenciou não só o 

radiojornalismo, mas também o jornalismo escrito, que ficou mais objetivo ao 

responder às seis questões clássicas da pirâmide invertida
124

: O quê? Quem? 

Quando? Como? Onde? Por quê? O Diário Carioca
125

, fundado em 1928, 

responsável pela modernização da imprensa brasileira, foi o primeiro jornal a 

adotar essa maneira de fazer jornalismo. Eliminou as divagações e opiniões dos 

repórteres nas hard news (notícias de política, economia, cidade). Foi o primeiro a 

ter um manual de redação, logo copiado por outros jornais. Tornou-se comum a 

expressão: “Se o ‘Repórter Esso’ ainda não deu, não deve ser verdade. Vamos 

aguardar”. 126
 

 Havia um segundo radiojornal importante no país, mas com estilo bem 

diferente. Primeiramente, estreou o “Jornal Falado Tupi”, em 1939, e em 1942, o 

“Grande Jornal Falado Tupi”. Parte da “taba”
127

 radiofônica de Assis 

                                                           
122

 Ibid, p. 51. 
123

 Ibid., p. 23. 
124

 Na redação da notícia, o dado mais importante aparece em cima e o fato menos importante, 

embaixo. Se por acaso fosse necessário cortar uma notícia para reduzir o seu tamanho, cortava-se 

embaixo. 
125

 Lugar de trabalho do futuro correspondente Rubem Braga. 
126

 Reynaldo C. Tavares, Histórias que o rádio não contou. Do galena ao digital, desvendando a 

radiodifusão no Brasil e no mundo. São Paulo: Negócio Editora, 1997, p.153.  
127

 A “Taba Associada” era a rede de rádios de Chateaubriand (e mais tarde de emissoras de TV), a 

maioria com nomes de tribos indígenas. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



47 

Chateaubriand, com 26 quilowatts, tornou-se a mais potente da América Latina.
128

 

O slogan da principal emissora de Chateaubriand era “Tupi, o Cacique do Ar”.  

“Em 1940, cerca de um ano depois do início da Segunda Guerra, a Rádio Tupi 

lança o Boletim de Guerra. Antes disso, os brasileiros tinham conhecimento das 

informações do conflito através das transmissões em ondas curtas das emissoras 

CBS e NBC, dos Estados Unidos, e BBC, da Grã-Bretanha. Todas transmitiam 

em português”.
129

 

 “Além dessa capacidade de broadcasting, a emissora podia ser ouvida em 

ondas curtas mesmo fora do país; o que dava prestígio a uma estação, no 

nascimento do rádio no Brasil, eram os shows de grandes artistas, transmitidos ao 

vivo, diretamente dos estúdios”.
130

 

“Não era uma síntese de cinco minutos, como o famoso ‘Repórter’, e tinha uma 

única edição diária, à noite. Começava com manchetes e transmitia as notícias em 

blocos que eram divididos por assuntos, seguindo a técnica de edição dos jornais 

impressos. A criação deste modelo de noticioso radiofônico pelo ‘Grande Jornal 

Falado Tupi’ é atribuída ao fato de seu diretor, Corifeu de Azevedo Marques, ser 

originário do jornalismo impresso, de onde importou a técnica”.
131

 

 Auriphebo Simões, um dos locutores da primeira versão do “Jornal Falado 

Tupi”, contou que o radiojornalismo começou com ele, assim que a guerra 

estourou na Europa.  

“[eu] notava que as estações de rádio liam as notícias exatamente como eram 

mandadas pela Reuters, pela Associated Press, pela United Press... Então, o que 

fazia eu? Eu mesmo fazia de cada notícia daquelas uma redação diferente durante 

a ‘Hora do Brasil’ e em outros intervalos. E o fazia de um modo para ler 

rapidamente, dando impacto de manchete. O jornal ficou famoso e passou a se 

chamar “Grande Jornal Falado Tupi””.
132

 

 O rádio, mesmo com a repressão do DIP, estava cumprindo a sua função 

de informar, além de divertir o público. Não era mais possível esperar os jornais 

do dia seguinte. As notícias eram urgentes: navios afundados, países invadidos, 

ameaças de todo tipo. As edições extraordinárias do “Repórter Esso” e do 

“Grande Jornal Falado Tupi” cumpriam o objetivo de falar a todos os brasileiros, 

de todas as classes sociais, de Norte a Sul, fossem eles analfabetos ou não, sobre 

as últimas notícias do conflito na Europa. Um novo tipo de jornalismo radiofônico 

                                                           
128

A Rádio Tupi do Rio teve início em 1935. 
129

 Luciano Klöckner, op.cit., p. 28. 
130

Fernando Morais. Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, pp.364-365. 
131

 Valci Regina Mousquer Zuculoto. Op.cit., sem numeração. 
132

 Reynaldo C. Tavares, op.cit., p.154. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



48 

teve início: o de utilidade pública. Várias emissoras se colocaram à disposição da 

população para conseguir serviços e itens de primeira necessidade num momento 

em que havia restrições de importações. Durante toda a guerra, essa prática faria 

parte do cotidiano do público. 

1.6. 
Produtos para a massa  

 Nos anos 1940, a Rádio Nacional passou a veicular programas 

patrocinados por anunciantes poderosos. Muitos produtos estrangeiros queriam 

conquistar a massa de ouvintes mesmo durante os anos difíceis da guerra.  Havia 

no Estado Novo quem defendesse o rádio como principal veículo de propaganda 

do governo (DIP) e os que achavam que ele precisava ser usado para fins 

educativos e culturais (Ministério de Educação e Saúde). “Do conflito entre os 

diferentes projetos resultou a definição do sistema de radiodifusão brasileira: um 

sistema misto em que o Estado controlava e fiscalizava a atividade, mas a 

exploração ficava por conta da iniciativa privada”.
133

 

 A Coca-Cola, que chegou ao Brasil em 1942, patrocinava o programa “Um 

milhão de melodias”, com músicas do Brasil, da América Latina e do mundo. De 

alta qualidade, a atração fez um grande sucesso. A esponja de aço Bombril abria o 

programa “Gente que brilha”, que homenageava artistas da rádio. A Standard 

Brands, leia-se fermento em pó, gelatina e pudim Royal, era o patrocinador de 

“Cancioneiro Royal”, com músicas sertanejas. A Standard Oil bancava “Honra ao 

mérito”, dedicado a incensar grandes músicos.  

 A primeira radionovela, “Em busca da felicidade”, de 1941, oferecida pela 

Colgate (agência McCann-Erickson), deu tão certo que a Rádio Nacional 

multiplicou seus horários de ficção. Para isso, ampliou seus domínios e ganhou 

mais um andar, o 20º do Edifício A Noite, onde já ocupava o 21º e o 22º. Além 

dos musicais e programas de variedades, em cinco anos foram irradiadas 142 

novelas, em diferentes horários.  

                                                           
133

 Fernando Limongeli, dissertação de mestrado “A integração nacional pelas ondas: O rádio no 

estado Novo”, São Paulo, USP, 1995, in Maria Helena Rolim Capelato, Multidões em cena. 

Propaganda política no Varguismo e no Peronismo. Textos do Tempo.  Campinas: Feapesp e 

Papirus, 1998, p.77. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



49 

 Em geral, as histórias vinham do México e de Cuba por meio das agências 

de propaganda, que indicavam o produto. A emissora escolhia elenco, direção, 

produção, e colocava no ar a ficção. Uma central de novelas foi instalada no 

prédio da Praça Mauá. Já havia autores nacionais no rádio, mas a maioria não 

escrevia, mas adaptava as produções mexicanas. “Queremos mais novelas!” “Era 

preciso atender a esse público imenso, sequioso de distração, uma distração 

cômoda e barata, que ia até o lar do ouvinte... E o povo foi atendido”.
134

 

 Além das novelas transmitidas em capítulos duas ou três vezes por 

semana, havia o radioteatro, outro grande sucesso. Em dez anos foram montadas 

304 peças completas no “Teatro em Casa”, da Rádio Nacional
135

, geralmente 

“novelas cubanas e argentinas completamente apolíticas e alienantes do ponto de 

vista participativo. Já o radioteatro recebia orientação do DIP no sentido de 

explorar os fatos históricos com narrativa romanceada”.
136

 

 Mas os homens preferiam os seriados, como “O Sombra, teatro de 

aventuras”, patrocinado pela Gillette. O programa estreou no começou de 1940 e 

era irradiado às 22h.
137

 O clima de guerra favorecia o medo, a tensão e as histórias 

policiais. Os jovens ficavam com outro tipo de seriado, o de aventuras, como “O 

homem pássaro”, “Tesouro da Juventude” e “A ilha do tesouro”, por exemplo. A 

mistura de programas populares com falas e atrações orientadas pelo DIP fez com 

que a política do Estado Novo tivesse grande penetração popular. Os programas 

mais ouvidos e mais populares estavam na Nacional. Não era preciso economizar. 

O diretor Gilberto Carvalho repetia a toda hora: “Vocês fazem agora o que 

quiserem: gastem o dinheiro que tiver aí, não precisa guardar”.
138

 

 Sempre que necessário, Getúlio Vargas ia até a Rádio Nacional, ou à 

Rádio Mauá, que organizava um pool com as outras emissoras, com o objetivo de 

fazer seus discursos à nação. Ou então a equipe do DIP gravava os discursos e os 

divulgava. Um dos mais fortes foi o que anunciou que o Brasil poderia entrar na 

guerra, transmitido em cadeia nacional em dezembro de 1941: 

                                                           
134

 Revista da Rádio Nacional, em comemoração aos 10 anos de inauguração. Setembro de 1946, 

p.19. 
135

 Ibid, pp. 11-13. 
136

 Maria Helena Rolim Capelato,  op.cit., p.78. 
137

 Não há data precisa da estreia do seriado na Rádio Nacional nem na bibliografia consultada. 
138

 Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virgínia Moreira, op.cit., p. 59. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



50 

“Se formos agredidos, se tentarem violar qualquer trecho do nosso território, o 

Brasil coeso lutará confiante na bravura de seu soldado, que cultua, acima da 

própria vida, a honra, a disciplina e o dever. No momento de perigo, todos os 

brasileiros correrão à defesa da bandeira e eu estarei convosco para lutar, para 

vencer, morrer”.
139

  

 Uma cultura de massa começava a girar em torno do rádio, estimulando o 

cinema nacional e a gravação de discos com os principais artistas. Quase 70% da 

população brasileira ainda morava no campo,
140

 mas as cidades já atraíam 

enormemente quem apreciava a cultura, o divertimento, a proximidade do teatro, 

o cinema, a música, o rádio, os cassinos, a imprensa.  O primeiro musical 

brasileiro, ‘“Coisas Nossas” (1931), dirigido pelo americano Wallace Downey, 

fez um grande sucesso. “Coisas nossas’ mostrava uma sucessão de quadros 

artísticos com cantores e atores do rádio e do teatro paulistas (na maioria) e 

cariocas”.
141

  

 Muitos fãs sonhavam em ver de perto seus ídolos do rádio, e antes mesmo 

de ser inaugurada a TV, em 1950, o cinema veio fazer esse papel de mostrar as 

estrelas ao grande público. Em 1933 estreou o média-metragem “Carnaval”, com 

os Irmãos Tapajós e a dupla Jonjoca e Castro Barbosa. “A Voz do Carnaval” foi 

outro sucesso obtido pela dobradinha cinema e rádio. Realizado pela iniciante 

Cinédia, trouxe para a tela artistas cômicos e cantores de sucesso, como Carmem 

Miranda.  

 Em 1935, foi lançado “Alô, Alô, Brasil”, que, além dos quadros musicais, 

mostrava “as peripécias de um quixotesco radiomaníaco, interpretado por 

Mesquitinha, que desejava a todo custo encontrar sua Dulcinéia na figura de uma 

cantora de rádio”.
142

 Em 1936, estreou “Alô, Alô, Carnaval”, dirigido por Wallace 

Downey e Adhemar Gonzaga, considerado “o melhor filme-revista da década de 

1930”, segundo Jairo Severiano. 

                                                           
139

 Nosso Século, documentos sonoros, 1980, faixa 36. 
140

 Segundo o censo do IBGE, feito em 1940, o grau de urbanização nessa época era de 31,3%. 

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/tendencia_demografica/analise_populacao/194

0_2000/comentarios.pdf 
141

 Jairo Severiano, Uma história da música popular brasileira. Das origens à modernidade. São 

Paulo: Editora 34, 2008, p.218. 

 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA



51 

 Outras produções musicais, lançadas nos anos 40, contam com mais uma 

produtora: a Atlântida. Apesar da dificuldade de importar “matéria-prima 

(negativo de som e imagem)”
143

, (...) “foram produzidos ao longo de 1936 a 1945 

cerca de 233 filmes pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE)”.
144

 Para 

os que faziam parte da emergente indústria cinematográfica, o cinema era mais 

importante do que os jornais e o rádio. Esta era a opinião de Adhemar Gonzaga, 

diretor de cinema e colaborador da revista especializada Cinearte, na crônica que 

ele escreveu em 1939: 

“Uma rápida análise nos mostrará que, no caso brasileiro, esses elementos,
145

 por 

si sós, são insuficientes. Ninguém ignora, por exemplo, o quanto são irrisórias as 

edições de nossos livros, proporcionalmente à população brasileira, mesmo se 

levando em conta exclusivamente a alfabetizada. O jornal está no mesmo caso 

(...). Resta o rádio. Mas possuímos pouquíssimos aparelhos receptores. O cinema 

é que dispõe de mais capacidade de difusão e convicção. Cinema é a grande força 

de persuasão que entra pelos olhos, convence a inteligência e atinge a 

sensibilidade”.
146

 

 

                                                           
143

 Lúcia Lippi Oliveira, op.cit., p.338. 
144

 Ibid, p. 337. 
145

 São eles: a imprensa, o livro, o rádio. 
146

Adhemar Gonzaga. “Influência do cinema”, Cinearte, 15 de agosto de 1939. In Gonzaga por ele 

mesmo. Alice Gonzaga, Memórias e escritos de um pioneiro do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 

Editora Record, 1989, p.46. 

DBD
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1111885/CA




